Nada de glamour por enquanto.
Até o momento, produzir cerveja em casa foi igual a 5 horas de uma receita extremamente minuciosa, com vários gadgets diferentes do que estamos acostumadas na cozinha e temperatura controlada. Se vocês algum dia se interessarem eu posso até contar o processo em detalhes aqui, mas hoje o que importa é o que eu fiz com os restos da brassagem.
O principal ingrediente da cerveja é o malte, que, misturado com água, é cozido e depois descartado através de uma filtragem. Quando eu olhei aquela quantidade imensa e cheirosa de grãos, meu primeiro impulso foi procurar uma receita que fizesse proveito deles. E achei fácil. Parece que fazer cerveja em casa é mais comum do que eu imaginei e querer aproveitar o mosto (o resto que não é mais aproveitado na cerveja), mais comum ainda.
Eu usei:
- 300 gr de malte (a sobra da brassagem);
- 800 gr de farinho de trigo;
- 4 colheres sopa de mel;
- 1 saquinho de fermento seco;
- 1 colher sopa de sal;
- 350 ml de leite;
- 1 colher sopa de margarina
#comofas
Bata o malte com um pouquinho de leite no liquidificador para triturá-lo e deixar seu pão sem pedaços.
Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea.
Você já sovou um pão? Se não, dê uma olhada no google para saber do que se trata. É uma forma específica de trabalhar a massa que vai fazer com que seu pão fique mais macio. Eu aprendi durante um curso de Pão para Preguiçosos (sim, esse era o nome do curso e se você estiver em Porto Alegre e tiver interesse em começar a fazer pão, vale muito a pena).
Cubra a massa com um pano e deixe-a descansando a beleza por 1 hora.
Sove a massa mais um pouquinho e coloque em uma forma untada com manteiga ou óleo. Eu não tenho forma de pão (aliás, vocês eventualmente vão reparar que na casa do meu namorado não tem quase nada em termos de utensílios de cozinha) então eu untei uma forma de pizza e botei nela mesmo.
Eu não lembro quanto tempo deixei a massa descansando nesse segundo momento (HAHAHA e essa pessoa ainda quer manter um blog de culinária), mas foi o tempo de eu ir ao cinema (assistir Birdman, que eu amei, btw), jantar e voltar pra casa. Esse tempo deve ser o suficiente para ela crescer, e quando eu digo crescer, i mean it. A minha praticamente dobrou de tamanho.
Asse em forno alto por 40 minutos e vualá! Habemos pão.
"olha o cheiro! tá sentindo?"
Sugiro comer com uma manteiguinha, lavar a pia de louça antes de fazer filminho e pedir pro namorado não arrotar quando estiver filmando.
:)

Nenhum comentário:
Postar um comentário